Blue Origin divulga nova data do voo que vai levar brasileiro ao espaço - TV Tudo
Início » Blue Origin divulga nova data do voo que vai levar brasileiro ao espaço

Blue Origin divulga nova data do voo que vai levar brasileiro ao espaço

por TV Tudo

Inicialmente marcado para o dia 20 de maio, mas adiado por problemas técnicos, o próximo voo tripulado da Blue Origin já tem nova data de lançamento: a espaçonave New Shepard vai decolar neste sábado (4), às 10h da manhã (pelo horário de Brasília), com seis passageiros. Entre eles, o engenheiro de produção civil Victor Correa Hespanha, que entrará para a história como o segundo brasileiro a viajar para o espaço (depois do ex-astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes).

Victor Hespanha, engenheiro de produção civil de Minas Gerais, finalmente vai decolar na nave New Shepard, da Blue Origin, se tornando o segundo brasileiro da história a ir para o espaço. Imagem: Blue Origin

Além de Victor, que conseguiu sua vaga por meio de um sorteio feito pela Crypto Space Agency, a tripulação é composta por outros cinco membros: o engenheiro e investidor Evan Dick, a ex-líder de testes da NASA e primeira pessoa do México a ir para o espaço, Katya Echazarreta, o piloto de jatos corporativos e empresário Hamish Harding, o também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson e o comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo, que é cofundador da empresa de investimento em capital privado Insight Equity.

Membros da missão espacial NS-21, próximo voo tripulado da Blue Origin. Imagem: Blue Origin – Divulgação

Dois dias antes da data original do lançamento da missão, a Blue Origin informou o adiamento no Twitter. “Durante nossos check-outs finais de veículos, observamos que um dos sistemas de backup da New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho. Com muita cautela, vamos atrasar o lançamento do NS-21 [o 21º voo na contagem geral da empresa] originalmente programado para sexta-feira. Fique ligado para mais atualizações”, dizia o comunicado, também publicado no site da empresa.

Alguns dias depois, Victor Hespanha e sua esposa Marcella, que o acompanhava, foram orientados a voltar para o Brasil e aguardar. Na ocasião, ele usou os Stories em seu perfil no Instagram para se pronunciar. “Dando os updates que fiquei de dar, a gente [ele e esposa] está aguardando ainda algumas definições da Blue Origin, as expectativas são muitos positivas, mas a gente, de fato, vai voltar para o Brasil para esperar uma confirmação. Acredito que vai ser em breve, e a gente segue no mesmo planejamento, com a mesma equipe”, explicou.

Segundo Victor, ao retornar às instalações da empresa em El Paso, no estado norte-americano do Texas, os tripulantes serão dirigidos ao treinamento. “A gente volta direto para o treinamento, sem aquela parte social, vamos direto para o que importa”, disse ele.

No treinamento, os tripulantes vão ensaiar para a missão, receber instruções de segurança, realizar atividades análogas, além de procedimentos operacionais em geral. Nessas preparações para o voo, eles também recebem orientações sobre a microgravidade.

Embora estivesse ansioso para a mais espetacular viagem de sua vida, o brasileiro reconheceu os esforços da empresa em priorizar a segurança da equipe. “Outras missões da própria [espaçonave] New Shepard já foram adiadas em outros momentos, por questões de segurança, vento, clima. E, neste caso, eles estão tratando uma redundância para ser o mais seguro possível”.

“Esse tipo de viagem precisa ser 150% seguro tecnicamente, não pode haver nenhum tipo de falha. Então, não adianta estar somente 100%. E a gente fica muito feliz com esse cuidado com a nossa vida. A equipe da Blue Origin é sensacional, está cuidando de tudo e mantendo a gente informado”, declarou Victor, que já embarcou de volta para os EUA com sua esposa nesta terça-feira (31).

Victor Hespanha e sua esposa, Marcella Diniz Hespanha, voltando para os EUA. Imagem: Arquivo pessoal – Instagram

 

 

Via: Olhar Digital

Relacionado