Com Programa Capacita Cambé, Secretaria de Trabalho incentiva a profissionalização dos cambeenses - TV Tudo
Início » Com Programa Capacita Cambé, Secretaria de Trabalho incentiva a profissionalização dos cambeenses

Com Programa Capacita Cambé, Secretaria de Trabalho incentiva a profissionalização dos cambeenses

por TV Tudo

“Fazer um curso profissionalizante é como ir para uma viagem: você não volta o mesmo”. É com essas palavras que José Aparecido Rolim, o Kid, secretário municipal de Trabalho de Cambé, descreve as oportunidades de profissionalização que são ofertadas pela pasta. Através do Capacita Cambé, programa instituído no segundo semestre deste ano, os cambeenses podem se profissionalizar, mudar de emprego, de cargo ou até mesmo abrir o próprio negócio. Segundo Rolim, de julho até agora, mais de 200 pessoas já passaram pelos cursos de capacitação e, segundo ele, é perceptível a mudança que isso faz na vida das pessoas.

A Secretaria de Trabalho conta atualmente com nove cursos profissionalizantes, realizados de forma presencial: barbeiro; panificação; maquiagem; manicure e pedicure; extensão de cílios; sobrancelha; mecânico de bicicleta; interpretação de projetos e Libras. “Para o próximo ano, a nossa intenção é ampliar essa gama de cursos e levar isso para mais pessoas, pois são iniciativas como essa que mudam a vida das pessoas, tanto profissional quanto pessoalmente”, ressalta. O secretário conta que uma das alunas trabalhava no caixa de um supermercado, fez o curso de panificação e foi transferida para padaria, melhorando o cargo e o salário. “E a nossa intenção é justamente essa, trazer mais oportunidades para as pessoas. E a Educação é a chave para isso”, explica.

“A maioria das pessoas que procura os nossos cursos de manicure e pedicure, por exemplo, quer sair da informalidade e até mesmo abrir o próprio negócio”, explica. Além disso, segundo Rolim, faltavam oportunidades como essa, com cursos presenciais, nesse período pandêmico, em que o distanciamento social esteve presente na vida das pessoas. “Mesmo que os cursos online sejam aliados, nada substitui a troca de aprendizado e o acúmulo de experiências práticas”, pontua. No mês de outubro, três cursos formaram alunos: maquiagem, manicure e pedicure e panificação.

O prefeito Conrado Scheller lembrou que a população quer uma oportunidade de poder ganhar o próprio sustento com o esforço do trabalho e a capacitação é o facilitador desse caminho. “Estamos trazendo indústrias, supermercados, lojas de departamentos, diversas empresas para Cambé e precisamos preparar a nossa população para ocupar essas vagas que estão sendo abertas. O progresso só vem com o desenvolvimento da nossa gente”, diz o prefeito.

Panificação
Um dos cursos mais recentes e com mais destaque e procura foi o de panificação, que formou todos os 50 alunos. “Sempre há um ou outro que desiste, mas na panificação o aproveitamento foi de 100%”, destaca Rolim.

Quem ministra as aulas é o professor e instrutor de panificação, confeitaria e salgaderia Ulisses Pegoraro, que está na profissão há mais de 20 anos. Segundo ele, o curso é composto por partes teóricas, que abrangem a história da panificação, os diferentes tipos de fermentação, de produção dos pães. “Além dessa parte, os alunos também têm aulas de como utilizar os equipamentos”, acrescenta. Depois da parte teórica, é hora de colocar a mão na massa. “Os alunos fazem todos os processos, vão aprendendo como manusear os alimentos, e também o ponto da massa, que é essencial para que o pão saia perfeito”, completa o professor.

Pegoraro destaca que uma das partes de que mais se orgulha é o comprometimento dos alunos, já que muitos são de bairros mais afastados, mas mesmo assim continuaram firmes no curso. “Dar essa oportunidade para as pessoas é muito importante, não é todo mundo que pode custear um curso desses, que não é barato. É um crescimento que muitas pessoas que são da área buscavam, mas que não tinham oportunidade”, destaca o instrutor. “É um grande erro saber fazer algo e não passar esse conhecimento adiante, por isso, para mim, é um privilégio poder ensinar o que eu sei”, ressalta.

Com presença garantida em todas as aulas, a autônoma Nilcéia Domingos já trabalhava na área e decidiu aprimorar os seus conhecimentos. “Eu fiquei sabendo do curso pelo Cras do Tarobá e me interessei na hora”, conta. Segundo ela, a intenção era se especializar e aprender novas técnicas para alavancar o negócio, que é de onde tira o seu sustento. “O resultado foi ótimo, eu aprendi muita coisa. O professor Ulisses é excelente, ensina de uma forma tranquila, dá dicas, eu estou muito feliz”, garante.

Agora, Nilcéia está focada na venda de pães e salgados, mas não quer parar por aí. “Se tiver mais cursos, eu vou fazer. O que eu quero é continuar me especializando e trabalhando na área da gastronomia”, comemora.

Manicure e pedicure
O curso de manicure e pedicure foi um dos pontapés iniciais do Capacita Cambé. Inês de Freitas, formada em estética e imagem pessoal e trabalhando na área há mais de 17 anos, é a instrutora responsável por levar as técnicas e os cuidados da área aos alunos. “As primeiras aulas são sobre as técnicas de cutilagem, os cuidados com os pés e as mãos e depois vão treinando entre elas”, explica. Segundo ela, para o próximo passo são convidadas modelos para que possam treinar bastante o relacionamento com os clientes e já entrarem preparadas no mercado de trabalho.

A instrutora destaca que a área da estética vem crescendo muito nos últimos e é gratificante levar essa profissão para as alunas. “A maioria delas não têm uma formação, são donas de casa, mas a felicidade delas em poder ter uma profissão, ganhar o próprio dinheiro, isso não tem preço”, ressalta de Freitas. Algumas alunas relatam que passaram a se sentir ‘úteis’ após o curso: “é uma mudança muito grande na vida delas e na minha. Eu aprendo com elas e elas comigo, nós trocamos conhecimentos, discutimos coisas de fora da sala de aula, é uma troca”.

“Eu, por ser dona de casa e só ficar cuidando dos filhos, não sentia que o que fazia era importante”. A fala é de Crislaine Santos da Silva, formanda de manicure e pedicure, que sentiu uma mudança grande em sua vida, tanto profissional quanto pessoalmente. “Fazer o curso e poder falar que eu tenho uma profissão levantou muito a minha autoestima”.
Jonathan Willian Lemes, também formando do curso de manicure e pedicure, garante que o aprendizado em sala de aula foi fundamental para que ele perdesse o medo. “É diferente quando vemos alguém fazer em outra pessoa do que quando é na gente. Eu aprendi muito, tirei muita dúvida, foi muito legal”, finaliza.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos ofertados pelo Capacita Cambé, é só ligar na Secretaria de Trabalho no telefone 3174-0443 e deixar os dados pessoais, o curso de interesse e aguardar o início das novas turmas.

Relacionado