Connect with us

Destaques

Vem aí o 2º IbiAfro de Ibiporã! É dia 24/11

Esta edição do IbiAfro será homenagem ao “Mestre Claudio”, o professor de capoeira e formador Claudeci Aparecido Scapelato, que faleceu no mês passado aos 56 anos

Publicado

em

Em Ibiporã, a história, a beleza, a resistência e a importância da cultura afro serão celebradas no próximo dia 24 de novembro, no 2º Festival IbiAfro, evento organizado pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), que celebram o mês da consciência negra.

Esta edição do IbiAfro será homenagem ao “Mestre Claudio”, o professor de capoeira e formador Claudeci Aparecido Scapelato, que faleceu no mês passado aos 56 anos, e foi também um dos idealizadores do IbiAfro, juntamente com a cantora Néia Teodoro, a Nega Néia.

Fundador da Acarei (Associação de Capoeira da Região de Ibiporã), Mestre Claudio ensinou a capoeira e seus valores a milhares de crianças e adolescentes da região por meio de seus projetos sociais, realizados nos últimos 30 anos, sempre com o apoio da Prefeitura Municipal.

O FESTIVAL – O 2º IbiAfro, assim como ano passado, acontecerá nas dependências do Cine Teatro Padre José Zanelli (na área externa e interna), e teve uma série de apresentações culturais de dança, música e do folclore afro, além de barracas de artesanato, roupas, acessórios e adereços, comidas típicas, rodas de capoeira, desfile e concurso de beleza, e muita energia para marcar essa data em homenagem à cultura afro no Município.

Programação (Prévia)

10:00 – Cerimonial de abertura

10:30 – Apresentação de Maculelê

11:00 – Samba de Roda

12:00 – Bumba Meu Boi – Apresentação de dança “Terra Bonita”, com alunos da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula

13:30 – Desfile do Concurso “Beleza Negra Ibiafro” 2024, para escolha das mais belas nas categorias: Kids, Juvenil e Adulto

15:30 – Homenagem ao eterno Mestre Cláudio

17:00 – Apresentação de Coco Cacuriá e Ciranda, dança folclórica, com Marcelo Pinhatari

Durante todo o evento:

Barracas de Artesanato Típico

Gastronomia típica afro-brasileira

Trancista

Oficina de Turbantes Afro

DJ com músicas africanas

Saguão com manequins com roupas africanas

Exposição de Pintura da professora Pillar Santana, da SMCT

Mostra de Arte em Cerâmica com professora Cida dos Santos, da SMCT

Unhas em Gel decoradas

Tatuagen Tribal

SERVIÇO:

2º Festival Ibiafro de Ibiporã

Data: 24 de novembro de 2024 (domingo)

Horário: 10h às 18h

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (área externa e interna) – Av. Dom Pedro II, 368 – Ibiporã

* Gratuito

Cidades

PM recupera veículo furtado na zona leste de Londrina

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou, nesta segunda-feira (18), em uma área de mata, nos fundos do Jardim Marabá, região leste de Londrina, um carro que havia sido furtado na zona sul da cidade.
O veículo foi encontrado após uma denúncia anônima. Em consulta ao sistema, os policiais verificaram que o carro foi furtado no último dia 13 de novembro, no Jardim dos Tucanos.
Em estado de abandono, o veículo foi guinchado pela PM e levado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde será devolvido ao dono.

Com informações Taroba

Continue lendo

Cidades

Dois jovens morrem em acidente na PR – 170 em Porecatu

Publicado

em

Dois jovens, de 26 e 27 anos morreram em um acidente entre dois carros na PR-170, em Porecatu, no sentido Florestópolis, na noite deste domingo (17).
De acordo com informações, o veículo das vítimas fatais foi atingido frontalmente por um Chevrolet Cruze; o motorista e o passageiro do carro foram encaminhados ao Hospital Santa Branca de Florestópolis.
As vítimas fatais morreram ainda no local e os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Londrina.

Com informações e imagem do Tarobá

Continue lendo

Cidades

Pesquisa aponta que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola

Publicado

em

Três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. É o que aponta uma pesquisa de opinião contratada pela Secretaria de Estado da Educação e divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Paraná Pesquisas.
A coleta dos dados foi realizada entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais/responsáveis em cidades e 85 escolas que estão na área de abrangência do programa. Essas mesmas unidades estão entre as 179 que vão receber a consulta oficial da Secretaria de Estado da Educação. Outros 17,8% são contra e 7,3% não sabem/não responderam.
Dentro desse universo de consulta, a aprovação entre homens chega a 75,5% e entre mulheres é de 74,8%. Na análise por faixa etária, 73,6% dos paranaenses com até 30 anos aprovam o programa, número muito simular aos 76,9% de aval entre 31 e 40 anos, 73,9% entre 41 e 50 anos, 71,2% entre 51 e 60 anos e 79% com 61 anos ou mais.
Regionalmente, a aprovação varia de 86% em Assis Chateaubriand a 60% em Pitanga e Francisco Beltrão. As regiões que têm aprovação igual ou superior à média estadual são Foz do Iguaçu (84,5%), Laranjeiras do Sul (81,6%), Londrina (81,4%), Curitiba (79%), Cornélio Procópio (78,8%), Maringá (78,5%), Guarapuava (78,3%), Área Metropolitana Sul – cidades da Região Metropolitana (77,8%), Área Metropolitana Norte (77,5%), Cascavel (77,5%) e Ponta Grossa (75%).
De acordo com a sondagem, pais e responsáveis de 29 escolas indicam aprovação superior a 80%, chegando a 92% no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Curitiba) e 90% no Colégio Estadual Dirce de A. Maia (Maringá) e no Colégio Estadual Prof. Maria Aguiar Teixeira (Curitiba). Outras 18 unidades também indicam 75% ou mais de aprovação, dentro da média estadual. Em todas elas a aprovação supera 50%, ou seja, mais da metade do universo consultado.
“É uma pesquisa que ajuda a balizar o entendimento da sociedade sobre o Parceiro da Escola, um programa inovador e que em breve passará por consultas oficiais nas escolas escolhidas. Ele foi criado para otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas por meio de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional. Dessa forma, diretores e gestores poderão se concentrar na qualidade educacional”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
De acordo com a pesquisa, 62,2% conhecem ou já ouviram falar do programa. Apenas em uma região, Cornélio Procópio, o número de pessoas que não conhecem é maior, chegando a 62,1%. Entre os 85 colégios, 75 reúnem mais pessoas que conhecem.
A pesquisa também fez outras quatro perguntas sobre detalhes o programa: a continuidade da gratuidade, disponibilidade de uniformes, fim das aulas vagas e atividades de contraturno. No quesito gratuidade, por exemplo, 65,6% afirmam que têm conhecimento sobre a manutenção da educação 100% gratuita, com apenas uma região, Apucarana, em que 52% não conhecem essa informação.
PARCEIRO DA ESCOLA – O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.

Continue lendo

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.