Connect with us

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) realiza um concerto gratuito de música de câmara no Teatro Ouro Verde, neste domingo (17), às 10h30. No programa, traz dois grandes clássicos do repertório camerístico: o Quinteto para piano, oboé, clarinete, trompa e fagote, K. 452, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Noneto, Op. 38, de Louise Farrenc.

Composto em 1784, o Quinteto para piano, oboé, clarinete, trompa e fagote de Mozart foi frequentemente citado pelo próprio compositor como uma de suas melhores obras. Em uma carta a seu pai, ele afirmou que considerava o quinteto “a melhor coisa” que já havia escrito.

Estruturada em três movimentos, a obra explora de maneira magistral o equilíbrio entre o piano e os instrumentos de sopro, criando diálogos ricos e texturas sonoras únicas. Nesta apresentação, o quinteto será interpretado por Irina Ratcheva (piano), Marcos Aquino (oboé), Danilo Fernandes Muniz (clarinete), Marcelo das Virgens (trompa) e Valter Pedro Nascimento (fagote).

Noneto de Louise Farrenc

Composta em 1849, o Noneto em Mi bemol maior, Op. 38, é uma das obras-primas de Louise Farrenc, uma das mais notáveis compositoras do século XIX. Farrenc, que também era pianista e professora no Conservatório de Paris, conquistou reconhecimento por sua habilidade composicional e por sua luta para ganhar espaço em um ambiente predominantemente masculino.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

PM recupera veículo furtado na zona leste de Londrina

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou, nesta segunda-feira (18), em uma área de mata, nos fundos do Jardim Marabá, região leste de Londrina, um carro que havia sido furtado na zona sul da cidade.
O veículo foi encontrado após uma denúncia anônima. Em consulta ao sistema, os policiais verificaram que o carro foi furtado no último dia 13 de novembro, no Jardim dos Tucanos.
Em estado de abandono, o veículo foi guinchado pela PM e levado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde será devolvido ao dono.

Com informações Taroba

Continue lendo

Cidades

Dois jovens morrem em acidente na PR – 170 em Porecatu

Publicado

em

Dois jovens, de 26 e 27 anos morreram em um acidente entre dois carros na PR-170, em Porecatu, no sentido Florestópolis, na noite deste domingo (17).
De acordo com informações, o veículo das vítimas fatais foi atingido frontalmente por um Chevrolet Cruze; o motorista e o passageiro do carro foram encaminhados ao Hospital Santa Branca de Florestópolis.
As vítimas fatais morreram ainda no local e os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Londrina.

Com informações e imagem do Tarobá

Continue lendo

Cidades

Pesquisa aponta que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola

Publicado

em

Três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. É o que aponta uma pesquisa de opinião contratada pela Secretaria de Estado da Educação e divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Paraná Pesquisas.
A coleta dos dados foi realizada entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais/responsáveis em cidades e 85 escolas que estão na área de abrangência do programa. Essas mesmas unidades estão entre as 179 que vão receber a consulta oficial da Secretaria de Estado da Educação. Outros 17,8% são contra e 7,3% não sabem/não responderam.
Dentro desse universo de consulta, a aprovação entre homens chega a 75,5% e entre mulheres é de 74,8%. Na análise por faixa etária, 73,6% dos paranaenses com até 30 anos aprovam o programa, número muito simular aos 76,9% de aval entre 31 e 40 anos, 73,9% entre 41 e 50 anos, 71,2% entre 51 e 60 anos e 79% com 61 anos ou mais.
Regionalmente, a aprovação varia de 86% em Assis Chateaubriand a 60% em Pitanga e Francisco Beltrão. As regiões que têm aprovação igual ou superior à média estadual são Foz do Iguaçu (84,5%), Laranjeiras do Sul (81,6%), Londrina (81,4%), Curitiba (79%), Cornélio Procópio (78,8%), Maringá (78,5%), Guarapuava (78,3%), Área Metropolitana Sul – cidades da Região Metropolitana (77,8%), Área Metropolitana Norte (77,5%), Cascavel (77,5%) e Ponta Grossa (75%).
De acordo com a sondagem, pais e responsáveis de 29 escolas indicam aprovação superior a 80%, chegando a 92% no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Curitiba) e 90% no Colégio Estadual Dirce de A. Maia (Maringá) e no Colégio Estadual Prof. Maria Aguiar Teixeira (Curitiba). Outras 18 unidades também indicam 75% ou mais de aprovação, dentro da média estadual. Em todas elas a aprovação supera 50%, ou seja, mais da metade do universo consultado.
“É uma pesquisa que ajuda a balizar o entendimento da sociedade sobre o Parceiro da Escola, um programa inovador e que em breve passará por consultas oficiais nas escolas escolhidas. Ele foi criado para otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas por meio de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional. Dessa forma, diretores e gestores poderão se concentrar na qualidade educacional”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
De acordo com a pesquisa, 62,2% conhecem ou já ouviram falar do programa. Apenas em uma região, Cornélio Procópio, o número de pessoas que não conhecem é maior, chegando a 62,1%. Entre os 85 colégios, 75 reúnem mais pessoas que conhecem.
A pesquisa também fez outras quatro perguntas sobre detalhes o programa: a continuidade da gratuidade, disponibilidade de uniformes, fim das aulas vagas e atividades de contraturno. No quesito gratuidade, por exemplo, 65,6% afirmam que têm conhecimento sobre a manutenção da educação 100% gratuita, com apenas uma região, Apucarana, em que 52% não conhecem essa informação.
PARCEIRO DA ESCOLA – O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.

Continue lendo

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.